Quarta, 02 de Dezembro de 2020 10:22
27 99905-5559
Cidades Política & Poder

REFORMA, REOCUPAÇÃO, PRESERVAÇÃO: AS PROPOSTAS PARA O CENTRO DE VITÓRIA

No início de 2020, o Centro de Vitória tinha 127 imóveis abandonados. Também esse ano, duas quedas de prédios assustaram os moradores, que ficam inseguros e temem a queda de outros locais. ESHOJE ouviu as propostas de três candidatos a prefeitura da capital, pra saber o que eles propõe de solução para o problema que se arrasta há anos no bairro.

05/11/2020 19h39
82
Por: Dilman Lima Fonte: ESHOJE
REFORMA, REOCUPAÇÃO, PRESERVAÇÃO: AS PROPOSTAS PARA O CENTRO DE VITÓRIA

O atual deputado estadual e candidato a prefeito Fabrício Gandini, tem a proposta de fortalecer a fiscalização dos prédios, para que não haja mais acidentes. Disse que buscará reformar ou ampliar a manutenção de prédios, entre eles o Mercado da Capixaba, Museu do Negro, Biblioteca Pública Municipal e atuar, em conjunto com o Governo do Estado, para ocupação de todos os prédios públicos da região do centro histórico.

Gandini também pretende  levar um maior fluxo de pessoas para o Centro, para que ele fique comercialmente mais atrativo. Além disso, planeja começar um programa em todas as escolas públicas, com o intuito de levar alunos e famílias para conhecer a história capixaba e, com isso, gerar conhecimento local. 

“Faremos também diversas intervenções nos equipamentos tornando-os mais atrativos para visitação. Facilitaremos o uso do espaço público para ocupação cultural de pequeno porte e iremos melhorar a segurança da região, com um grupamento especial de agentes da Guarda Municipal, chamado Grupamento Comercial, que ficará em regiões de maior comércio da cidade, caso do centro histórico, da Praia do Canto e Orla de Camburi”, destaca. 

O candidato João Coser disse que buscará promover a reocupação do centro. Uma das estratégias é com o Programa Morar no Centro, para isso terá que ser analisada a situação dos imóveis fechados e abandonados. “Para orientar a atuação de forma planejada no centro histórico, propõe-se a elaboração, com participação da comunidade local, de um Plano Estratégico do Centro, identificando a principais intervenções e debatendo as medidas e investimentos a serem priorizados”, aponta. 

O candidato a prefeito Lorenzo Pazolini disse que tem o compromisso preservar o patrimônio histórico arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Vitória, visando a valorização da história local, explorando aspectos sociais, econômicos e turísticos.

E que tem, no plano de governo, em parceria com universidades e entidades de classe, a ideia de disponibilizar às comunidades o apoio técnico para quem queira reformar, ampliar ou melhorar a propriedade. 

Moradores

O ator e cantor Raonny Bryan Metzker, morador do Centro, diz que gostaria que acontecessem melhorias no imóveis. “O Governo do Estado do Espírito Santo poderia investir na criação de mais moradias, para que mais pessoas possam habitar de forma digna o centro da cidade”, diz.  

A empresária Nivia Vitória morou no Centro por sete anos e hoje não se sente segura no bairro. “Acredito que, com a desvalorização do local, aquele ambiente se tornou abandonado. O lugar que deveria ser mais turístico, cheio de pessoas, se transformou num local sem segurança e morto. Acho que os prédios em situação de abandono deveriam ser reformados, sem desvalorizar a história e a arte. O Centro de Vitória é riquíssimo em cultura”, aponta. 

O tatuador João mora no bairro e acha que os imóveis deveriam ser destinados à cultura. “Eles deveriam ser entregues para os inúmeros grupos de movimentos sócio culturais, também pelo motivo do Centro ser um espaço cultural. Além disso, não sinto insegurança, acredito que por já morar aqui. E temo demais que algum imóvel desabe sim, pois existem muitos, principalmente o da praça Costa Pereira, ao lado do mercado, perigosíssimo, pode causar um estrago enorme e abalar estruturas dos prédios em volta”, expõe.

O analista de exportação Felipe Boleli mora no bairro há 22 anos. Ele aborda que os prédios abandonados e em mau estado de conservação o deixam inseguro. “Deveria ser uma obrigação os proprietários manterem as casas ou prédios num estado apresentável. Quando a pessoa não fiscaliza o prédio e faz reformas, ele começa a envelhecer e a estrutura fica fraca. Logo, começam a haver problemas, entre eles, mofo e infiltração. Isso acaba causando desabamentos,, a exemplo da Rua Sete, este ano. Eu me sinto inseguro com esses imóveis abandonados”.

O analista também acredita que essa situação pode gerar uma visão ruim das pessoas em relação ao bairro ou até mesmo à cidade. Ele ressalta que no estado há um grupo chamado Cidade Quintal, que executa projetos de revitalização do espaço urbano ao pintar e desenhar em fachadas de prédios. Felipe ressalta que essa atitude colabora para deixar o imóvel mais bonito aos olhos das pessoas.

Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Vitória disse que o Código de Edificações (Lei 4821/98) determina que a responsabilidade pela manutenção das condições de estabilidade, segurança e salubridade dos imóveis é exclusiva do proprietário. “O órgão acrescenta que fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fazem o monitoramento rotineiro das fachadas e marquises em toda cidade. Já a Defesa Civil Municipal também pode ser acionada para fazer uma avaliação da edificação em caso de risco de desabamento, trincas ou rachaduras. Denúncias podem ser feitas pelo 156 ou aplicativo Vitória Online”, respondeu, em nota. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Guarapari - ES

Guarapari - ES
Atualizado às 10h19 - Fonte: Climatempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

35° Sensação
19 km/h Vento
82.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio