Sexta, 04 de Dezembro de 2020 05:32
27 99905-5559
Saúde COVID-19

caos na Saúde em Anchieta

Em apenas seis dias foram confirmados 98 novos casos de covid-19 com profissionais da saúde no município.

08/06/2020 20h52
221
Por: Dilman Lima Fonte: Capixaba News
caos na Saúde em Anchieta

Duas reportagens da equipe de jornalismo da TV Gazeta Sul, ES1 e ES2, que estiveram no município de Anchieta nos dias 28/05 e 03/06 revelou uma situação caótica na saúde do município, uma vez que, no prazo de seis dias, entre uma reportagem e outra, houveram um aumento considerado de 98 novos casos confirmados por covid-19 somente com profissionais da saúde no município neste período.

A primeira reportagem exibida no 28/05 (quinta-feira), mostra com destaque os funcionários da Estratégia de Saúde da Família de Baixo Pongal, no interior de Anchieta, que foram afastados das funções por 14 dias, após testarem positivos ao covid-19. Ao todo, naquele dia, dos 59 casos confirmados, 28 casos eram de profissionais da saúde do município.

 

A segunda reportagem exibida nesta quarta-feira (03/06), seis dias após a primeira, chamou atenção para os números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que, dos 150 casos confirmados, 126 são de profissionais da saúde, e foi classificado pela reportagem como “caos na saúde em Anchieta”.

Segundo a Gerente de Vigilância da Saúde do município, Cristina Almeida, os profissionais da saúde estão passando pelos testes rápidos há mais de um mês e, todos os casos confirmados positivos de covid-19 estão sendo afastados de suas funções por um período de 14 dias. Cristina informou ainda que, as unidades de saúde onde trabalhavam estes profissionais estiveram fechadas para uma higienização completa, paredes, chão, bancadas, tudo com produtos específicos e os atendimentos nesses locais foram remarcados.

Denúncias de profissionais de Saúde

Entre muitas denúncias, inclusive da locação de cinco respiradores (devolvidos) que nunca tiveram funcionalidade no combate do covid-19 no município, os profissionais também questionam a estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que, direcionou o atendimento em três postos de atendimento, como exemplo, o Pronto Socorro do Hospital, o Pronto Atendimento (PA) e o Ginásio de Esportes, sendo que poderiam ter disponibilizado um único posto para os casos específico, desta forma, evitaria este grande número de profissionais da saúde contaminados pelo covid-19.

Os profissionais ainda relatam que dos quatro respiradores que estão no município, dois no hospital e dois no PA, somente um destes tem real funcionalidade. “Os profissionais precisam de capacitação principalmente para operar estes equipamentos”, advertiu os denunciantes.

Anchieta ganha classificação de “Alto Risco”

Nesta sexta-feira (06), o Governo do Estado publicou no Diário oficial a Portaria nº 103-R, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros Junior, classificando o município de “alto Risco” junto com mais 35 municípios do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Anchieta - ES

Guarapari - ES
Atualizado às 05h13 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 34°

21° Sensação
33.6 km/h Vento
82.7% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio